Globo volta aos tempos de "Avenida Brasil" após nuvem negra

Juliana Paes é Bibi Perigosa em "A Força do Querer"
Em 2012, o Brasil parou para acompanhar a avassaladora "Avenida Brasil", de João Emanuel Carneiro, na tela da Globo. Ao mesmo tempo, as demais novelas também decolavam no Ibope. 

No entanto, graças a memoráveis desastres como "Em Família", "Babilônia" e "A Lei do Amor", entre outros títulos das faixas que antecediam o então principal produto da emissora e forte empenho da concorrência, a emissora dos Marinhos entrou numa fase negra com suas novelas.

Nada decolava. Uma bela fatia do público cativo tinha se dispersado ou desligado a TV. A fuga chegou a até 5,5 milhões de telespectadores em 2014. A novela das 9 parecia ter perdido o posto de "a atração mais vista da televisão brasileira".

A nuvem passou

Com a entrada de Silvio de Abreu no comando da direção da teledramaturgia do canal, investimento e repaginação de novos autores e erros da concorrência, a Globo aos poucos foi reconquistando público em todas as faixas dedicadas ao povo noveleiro, do "Vale a Pena" até a novela das 23h. Os sucessos "Eta Mundo Bom!" e "Totalmente de Demais" também foram responsáveis pela restruturação do público na faixa das seis e sete, respectivamente.

Para alegria da Globo e desespero da concorrência, principalmente da Record, o alcance diário das cinco tramas da emissora tem cravado 64,4 milhões de pessoas. Curiosamente, é mesmo patamar dos tempos de ouro de "Avenida Brasil".

Atualmente, todas as tramas da Globo tem registrado ótimos índices de audiência e alcançado grande repercussão na boca do povo e redes sociais como acontecia nos tempos do "Oi Oi Oi". Sem querer desmerecer as demais produções do canal, o grande destaque cabe a "A Força do Querer", de Glória Perez.

A novela das nove tem o melhor desempenho em quatro anos. Nas últimas semanas, a trama tem batido a casa dos 40 pontos no Ibope sem mesmo ter chegado nos capítulos finais. A marca dos 40 que fora esquecida pela própria Globo quando a nuvem negra pairava sobre sua cabeça voltou com tudo e com louvor. Só nos resta saber até quando essa fase irá durar.

Tecnologia do Blogger.