Há 16 anos, chegava ao fim a série "Mulher", pioneira no Brasil

Cristina Brandão (Patrícia Pillar),
Por: Redação, 07/12/2016, 23h57
Há 16 anos chegava ao fim a série da Globo "Mulher", criada por Daniel Filho, Euclydes Marinho, Elizabeth Jhin e Antônio Calmon.

A produção, que mostrava a vida de duas médicas, Martha Corrêa Lopes (Eva Wilma) e Cristina Brandão (Patrícia Pillar), na clínica especializada em atendimento à mulheres, a Machado de Alencar, foi exibida pela Globo de 2 de abril de 1998 a 7 de dezembro de 1999.

A série possui 62 episódios produzidos, divididos em duas temporadas, sendo a primeira com 26 episódios, e a segunda com 36.

"Mulher" abordou questões como gravidez na adolescência, aborto, eutanásia, síndrome de Down, frigidez, violência contra a mulher e câncer de mama. As histórias enfatizavam as relações humanas, a forma como as pessoas reagiam diante dos problemas. Alguns episódios trataram de temas com implicações sociais e psicológicas, como gravidez prematura, ameaça de demissão de mulheres grávidas, adultério, filhos perdidos e relacionamento entre mãe e filha.

Curiosidades
1. O seriado foi pioneiro no Brasil, porque seguiu a linha de produção de programas feitos em película, com câmaras de cinema e processo de filmagem diferente do normalmente utilizado em TV. Além disso, o programa contou com muitos efeitos especiais. O último episódio do seriado foi totalmente gravado com câmeras de televisão de alta definição (HDTV).

Martha Corrêa Lopes (Eva Wilma)
2. Todos os equipamentos e o clima de hospital foram reproduzidos. Até mesmo bonecos com movimento, para representar recém-nascidos, foram utilizados. Os cenários fixos – ambientes da clínica, apartamentos de alguns dos personagens e o interior do barco de Otávio (Carlos Zara), marido de Marta (Eva Wilma) – foram reproduzidos nos estúdios da Cinédia, no Rio de Janeiro.

3. O seriado foi exibido em vários países, como Canadá, Cuba, Eslovênia, França, Portugal, Rússia, Venezuela e China.

4. A série foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva a partir de 14 de maio de 2014, nas quartas-feiras às 23h10.

Agradecimentos: Jordison Ramos.
Tecnologia do Blogger.