Piratear imagens é prática antiga na RedeTV!

TV Fama
Por: Redação, 07/10/2016, 10h27
Na semana passada, a Globo notificou a RedeTV! para solicitar que a concorrente pare de usar as imagens de suas novelas e programas em atrações como o “TV Fama” e “A Tarde é Sua”. A emissora, inclusive, ameaçou processar a concorrente caso seja desrespeitada, informa o site Notícias da TV.

A Globo considerou abusiva a apropriação da rival de cenas de “Velho Chico” - trama das 21h que chegou ao fim na última semana - e do material de cobertura da morte de Domingos Montagner – que se afogou no Rio São Francisco, no dia 15 de setembro.

O cúmulo foi quando o "TV Fama" e o programa de Sônia Abrão, reproduziram quase integralmente a entrevista de Camila Pitanga ao “Fantástico” sobre a morte do ator. Pirateando, a RedeTV! picotou as imagens e ainda disfarçou com o dizer “imagens da internet”.

A Tarde é Sua, de Sônia Abrão
Piratear imagens da Globo ou exibi-las sem devida autorização é prática antiga na RedeTV!. Segue alguns casos:

Em 2007, em liminar concedida à Globo, a Justiça do Rio de Janeiro proibiu a concorrente de usar imagens do "Big Brother Brasil", sem prévia autorização da emissora carioca. As imagens do "BBB" eram veiculadas por programas como "A Tarde é Sua".

Em 2010, a emissora pirata voltou a dar trabalho à Globo. Na época, a líder estudou entrar na Justiça contra a RedeTV! , que exibiu sem autorização cenas de bastidores do "BBB 10" no "Pânico na TV".

No Carnaval de 2003, o extinto "A Casa É Sua" e "TV Fama" levaram ao ar, quase diariamente, cenas congeladas e diálogos do evento que tinha exclusividade da Globo nos desfiles do Rio e de São Paulo.

O SBT também já foi alvo da pirataria do canal. Em 2001, durante a exibição de "Casa dos Artistas", o canal de Silvio Santos notificou judicialmente a RedeTV! por causa dos programas "TV Fama" e "A Casa É Sua", que mostravam imagens do "reality show" exaustivamente durante a tarde. A briga esquentou com a instauração de um inquérito policial para apurar eventual violação de direitos autorais, mas as emissoras fizeram acordo.
Tecnologia do Blogger.