Por que o "Casa do Artistas" não durou como o "Big Brother Brasil"?

Por: Redação, 28/10/2016, 11h36
Silvio Santos
Em 28 de outubro de 2001, 12 famosos foram confinados em uma casa em São Paulo. Assim nascia o reality "Casa dos Artistas". Comandado por Silvio Santos, o programa conquistou o público e chegou a marcar 50 pontos de audiência. Hoje, a atração completa 15 anos, extinta após quatro temporadas.

Por que, diferente do longevo "Big Broter Brasil", da Globo, que se aproxima de sua 17ª temporada, o reality do SBT não durou muito? Veja:

Processo na Justiça
Durante os anos em que a "Casa dos Artistas" esteve no ar, o programa ganhou grande polêmica e acusações pela imprensa de plágio de um modelo existente da Endemol (só a Globo, exibiria em janeiro de 2002, o "Big Brother Brasil", que tinha contrato com a Endemol).

A Globo entrou na Justiça para impedir a exibição do programa, que foi suspenso por dois dias, mas a Justiça deu ganho de causa ao SBT. Contudo, a Globo recorreu.

Com medo de novos processos e acusações de plágio, o SBT desistiu de produzir o programa em 2004. Em março de 2015, o Superior Tribunal de Justiça considerou o programa como plágio do "Big Brother Brasil" e condenou o SBT a pagar uma multa em torno de R$ 18 milhões.

Desgaste

Silvio Santos, quando sentiu a potência do reality num embate vitorioso contra a Globo no Ibope, empolgou-se a ponto de lançar três edições do "Casas dos Artistas" um após o outro.

A primeira edição estreou em outubro de 2001, sem divulgação prévia (sem propagandas, chamadas ou qualquer tipo de informação do programa), e teve sua final exibida em dezembro de 2001. Dois meses depois, o SBT estreou a segunda edição entre fevereiro de 2002 e maio de 2002.

Explorando ao máximo, Silvio lançou a terceira temporada no mesmo ano da anterior, em junho. Vale lembrar que esta edição trouxe uma mudança de formato: cada participante trazia um fã para competir no programa, mas sem a mesmo poder de audiência e repercussão das antecessoras.

A quarta temporada só estreou em agosto de 2004. O "Casa dos Artistas 4: Protagonistas de Novela", bem longe do formato inicial, representou o fim do reality.
Tecnologia do Blogger.