Faltou um detalhe no capítulo final de "Velho Chico"

 Domingos Montagner nas cenas finais
Por: Luan Costa e Silva, 01/10/2016, 13h34
Nesta sexta-feira (30), a Globo levou ao ar o capítulo final de "Velho Chico". E que capítulo emocionante! Fazia tempos que, ao assistir um fim de novela, não sentia os pelos do corpo arrepiar de ponta a ponta.

Vale destacar algumas cenas e atuações marcantes, como a morte agonizante de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado); o perdão de Martin (Lee Taylor) concedido a Afrânio (Antônio Fagundes); Luzia (Lucy Alves) encontrando o bebê e a sequência do casamento de Santo (Câmera) e Tereza, interpretada por Camila Pitanga, mais forte e linda do que nunca.

Apesar dos problemas e críticas negativas que "Velho Chico" encontrou depois da primeira fase e audiência inconstante por toda sua exibição, a novela não decepcionou no produto final. A obra de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi, aos cuidados de Luiz Fernando de Carvalho, entra para a história da teledramaturgia brasileira por ser ousada, forte, lindamente escrita e dirigida. Tá para nascer outra como esta.

Neste capítulo final, todo mundo esperava uma homenagem à altura de Domingos Montagner e foi o que não faltou, claro. Além da câmera subjetiva, foram recitadas, nas entre-linhas, mensagens diretas para o ator. Imagens de Montagner foram exibidas nos minutos finais antes dos créditos subirem na tela.

Faltando duas semanas para a novela acabar, o país entrou em comoção com a trágica morte do ator. Porém, vale lembrar que no decorrer das gravações da novela, não foi somente o protagonista que veio a falecer.

O ator Umberto Magnani, o grande padre Romão, morreu em 25 de abril. Aos 75 anos, Magnani sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico. Ele passou mal enquanto se preparava para gravar cenas da novela.

Padre Romão não era protagonista, mas tinha um papel chave entre os personagens da novela. Infelizmente, a memória de Magnani passou batida no capítulo final de "Velho Chico". Nem sequer uma menção honrosa. O fim da novela foi realmente digna de aplausos, mas faltou este detalhe.

Umberto Magnani
Tecnologia do Blogger.