Desempenho de "Sol Nascente" ainda não é tão desesperador

Por: Guiga Bates, 09/09/2016, 14h16
Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso, protagonistas de "Sol Nascente"
Geralmente, toda vez que estreia uma novela na Globo é sempre assim: uma fatia considerável do público escapa, às vezes por retaliação e preconceito à nova trama que acabou de chegar na telinha.

Dependendo do conjunto da obra, com o passar das semanas, a audiência tende a crescer ou, para desespero da emissora, derrubar de vez os índices que o folhetim anterior conseguiu consolidar no horário.

É o que tem acontecido com "Sol Nascente", novela das seis, que estreou há duas semanas, substituindo o grande sucesso "Eta Mundo Bom!".

Simples comparação...
Na primeira semana, a novela de Walcyr Carrasco cravou 24 pontos de média. Uma semana após a estreia, caiu para 22 pontos.

A semana de estreia da atual trama de Walther Negrão também consolidou 24 pontos. Sete dias após a novidade, caiu para 21 pontos até esta última quinta-feira (08).

De olho nos números iniciais alcançados pelas duas novelas, a situação da novata não é tão desesperadora. No entanto, levando em conta a herança deixada por "Eta Mundo Bom!", o resultado de "Sol Nascente" é assustador. Walcyr entregou a faixa com 27 pontos de média geral e 31 pontos semanais na reta final da novela.

Uma queda e tanto, não?!

É fato! 
Desde as chamadas de "Sol Nascente", era evidente que a novela não traria uma história tão interessante e consistente capaz de arrebatar a atenção do público como fez a turma de Candinho. As últimas novelas de Walther Negrão eram meio que "zzzZZZzz". Natural essa rejeição. Por outro lado, o apelo romântico e leve da trama pode trazer de volta uma boa audiência. Muito provável que não chegue perto do estrondoso sucesso da anterior.

Vale lembrar 1
Durante cinco semanas, "Eta Mundo Bom!" estacionou nos 22 pontos de média, somente a partir do segundo mês é que a trama deslanchou no Ibope. Ou seja, é cedo para afirmar que "Sol Nascente" é um fracasso de audiência.

Vale lembrar 2
A meta para o horário, estabelecida pela emissora, é de 20 pontos. Enquanto o Sol continuar a iluminar essa casa, a Globo não terá muito o que se preocupar. Mas, a Poderosa deve tá meio que decepcionada com a queda.

Vale lembrar 3
Para os padrões atuais, "Eta Mundo Bom!" pode ser considerado um raro eclipse. Só mesmo Walcyr Lacrador para fazer uma novela picar recorde de 36 pontos em plena faixa das seis.

Em tempo:
Segundo dados consolidados do Kantar Ibope na Grande São Paulo, no capítulo desta quinta-feira, "Sol Nascente" anotou 22 pontos de média. Não está ruim, não!

Aproveite e curta nossa fanpage no Facebook
Tecnologia do Blogger.