Recentes

Tecnologia do Blogger.

Colunista do UOL omite fatos e erra números de "Velho Chico"

segunda-feira, 13 de junho de 2016
Por: Guiga Bates, 13/06/2016
Colaboração: Vitor Nobre
Antônio Fagundes e Selma Egrei em "Velho Chico"
Numa matéria publicada no UOL nesta segunda (13), o colunista Ricardo Feltrin diz que "Velho Chico" já está com sinal de alerta vermelho na Globo por conta da baixa audiência no Ibope da Grande São Paulo.

Então... o mesmo informou que a novela das nove cravou baixa audiência na última quarta-feira (08). Sim, deu 24 pontos, um fracassinho! Só que o autor da matéria omitiu o fato de que a trama entrou no ar fora de seu horário habitual. A novela foi exibida às 22h34, depois do jogo da Seleção Brasileira contra o Haiti. Impossível não desabar. Além disso, as outras novelas do canal, que estão bombando em audiência acima da meta, de "Malhação" até "Haja Coração", também desabaram alguns pontos neste dia por conta da alteração que sofreram na grade.

O colunista aponta que "Velho Chico" tem média geral "na casa dos 26.5 pontos desde a estreia" e que "registra um Ibope residualmente maior que sua antecessora, 'A Regra do Jogo' (26.1), e 'Babilônia' (25.1 pontos)." 

Vamos ajeitar isso aí! Chico até agora tem média geral exata de 27,96 (28) pontos. Os 26.5 que o colunista do UOL apontou como "média desde a estreia" é na verdade a média da última semana (06/06 a 11/06/2016). Para ser mais exato, 26.7 pontos.

Os números das antecessoras informados por Feltrin também não batem. A "Regra do Jogo" e "Babilônia" fecharam com 28.48 pontos e 25.45 pontos respectivamente, na média geral, bem diferente do que está no UOL. Bom, ele não se deu o trabalho de especificar tão claramente se estas médias seriam até a décima terceira semana. Usa o termo "residualmente". Não importa, quem lê entende que se trata da geral. Na parcial, a trama do JEC estaria com 25.4, não 26.1, equiparando com a mesma quantidade de capítulos já exibidos de "Velho Chico".

"Na semana passada, por exemplo, a novela variou entre 24 e 27 pontos de média". Errou de novo! A novela variou entre 24 a 28 pontos. A menor audiência da referida semana só foi na quarta, dia de futebol. Aliás, sempre quando tem jogo neste dia, a novela entra mais cedo e o capítulo é encurtado. Há muito tempo as tramas das 21h sofrem com baixa audiência devido a isso.

O restante da matéria relembra problemas nos bastidores e má atuação de Fagundes. Bem tendencioso, né? Aí espanta o grande público de uma vez. Só acerta quando diz que a audiência da novela está irregular. Sim, oscila demais. 

Recomendamos para você