GfK promete divulgar dados oficiais nos próximos dias

Por: Redação, 20/06/2016
Números oficiais da GfK serão divulgados ainda no mês de julho
O GfK vem trabalhando no país há três anos na montagem de um painel para medir a audiência de TV. O concorrente do Kantar Ibope Media começará a apresentar ao mercado publicitário seus primeiros números oficiais ainda no mês de julho. Flávio Ferrari, diretor-geral da GfK Brasil, confirma a informação.

Caíram por terra as expectativas das emissoras que contrataram o instituto alemão para averiguar os números de audiência. O que se sabe é que a diferença entre os índices aferidos pela GfK e pelo Ibope é muito pequena, com décimos colados em margens de erro. A RedeTV!, por exemplo, que segundo o Ibope, passeia no traço, nos dados do instituto concorrente quase some. É o que informa a jornalista Cristina Padiglione, do "Estadão".

Além da RedeTV!, a Record e SBT esperam a mais de um ano pelos resultados da medição do GfK nas 15 regiões metropolitanas do país. As três emissoras vão investir US$ 100 milhões em cinco anos.

Em tempo:

Segundo o jornalista Daniel Castro, vários fatores contribuíram para o atraso. A empresa teria encontrado dificuldades na má qualidade da rede de telefonia celular, pela qual são transmitidas as informações, e impasses ao instalar medidores em favelas. Sem contar com o maior problema: o brasileiro que compõe seu painel de medição, acusado de ter baixo nível educacional e preguiça para manipular o aparelho instalado em sua casa.

Em nota, o GfK reconhece os problemas na implantação do sistema, mas não culpa os painelistas. Segundo a empresa, os brasileiros estão colaborando bem.
Tecnologia do Blogger.