Recentes

Tecnologia do Blogger.

Abandonando a "safe area", Globo pode prejudicar emissoras internacionais

segunda-feira, 6 de junho de 2016
Por: Vitor Nobre, 06/06/2016

"Safe area" (área segura) é o espaço 4:3 na imagem 16:9. Ela serve para o pacote gráfico das emissoras não ficarem de fora das TVs quadradas. 

Desde 2013, quando passou a transmitir o mesmo sinal para os televisores digital e analógico, apenas cortando as barras laterais, a emissora carioca começou a usar sua marca d'água na "safe area". 

Com o desligamento do sinal analógico, que irá começar ainda esse ano, a Globo resolveu mover o seu logotipo para fora da "safe area", juntamente com os pacotes gráficos de alguns programas, como o "É De Casa", "Mais Você", "Vídeo Show", e outros. 

A mudança acompanhou a estreia de "Velho Chico". Os nomes dos atores na abertura da novela aproveitam muito mais o espaço disponível na imagem. "Liberdade, Liberdade" e "Haja Coração" também seguiram a tendência da emissora. 

O novo padrão do canal pode atrapalhar as emissoras internacionais que utilizam a "safe area" e compram as novelas e séries da emissora carioca, as obrigando a preparar novas aberturas e ajustando o pacote gráfico para não fugir da área segura. 

Por enquanto, apenas a área de jornalismo da Globo não adotou a novidade.

Recomendamos para você