Seis temas dançantes e inesquecíveis das novelas globais

Por: Guiga Bates, 19/05/2016

Numa época não tão distante quando a Globo produzia verdadeiros novelões, era tradição o público esperar pela abertura da novela, um verdadeiro show à parte, sempre acompanhados de empolgantes músicas. Se você é das antigas, ou nem tanto, certamente se arrepiará e sentirá um efeito nostálgico ao ouvir grande temas das novelas Globais.

Confira a seguir seis temas dançantes e inesquecíveis de abertura e faça uma viagem no tempo, bons tempos:

1. Rainha da Sucata (1990)A novela de Silvio de Abreu contou com uma trilha sonora complementar, com o título Lambateria Sucata – nome da casa de shows de Maria do Carmo –, que trazia hits de lambada, como Preta, de Beto Barbosa, e Ouro Puro, de Elba Ramalho. Ao som de "Me Chama que Eu Vou", de Sidney Magal, música-tema da novela, uma boneca dançava lambada com bailarinos reais na vinheta de abertura. A canção virou hit e foi uma das músicas responsáveis pela consagração da lambada no país.



2. Pedras Sobre Pedra (1992) - A trama escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares girava em torno da rivalidade entre duas famílias no sertão baiano, que era repleta de elementos de realismo fantástico. O tema de abertura da novela era tudo de bom, um forró gostoso ao som de "Pedras que Cantam", de Dominguinhos e Fausto Nilo, na voz do cantor Fagner.



3. Tropicaliente (1994) - A abertura da novela, idealizada pelo designer Hans Donner, tinha frutas tropicais se movimentando na tela ao som do merengue "Coração da Gente", cantado por Elba Ramalho. A trama de Walther Negrão trazia o deslumbrante litoral cearense que serviu de pano de fundo para histórias de amor marcadas pelas diferenças de classe.



4. Salsa e Merengue (1997) - Solidariedade e doação de órgãos foram os assuntos principais da novela de Miguel Falabella e e Maria Carmen Barbosa. O tema de abertura era empolgante, era só escutar um "UEPA!" e as cadeiras começavam a remexer. O cantor internacional Ricky Martin cantava "Maria (Salsa Y Merengue)".



5. Caminho das Índias (2009) - Vencedora do Emmy Internacional de 2009 de melhor novela, Caminho das Índias retratou peculiaridades da cultura indiana em contraponto com costumes brasileiros. A novela de Glória Perez era um saco. No entanto, a música tema era enlouquecedora apesar de ninguém entender nada. "Beedi" era interpretada pela indiana Sukhwinder Singh.



6. Avenida Brasil (2012) - "Oi Oi Oi". Vem até lágrimas nos olhos! Que novelão! A música "Vem Dançar com Tudo", cantada por Robson Moura e Lino Krizz é o tema de abertura da novela. A letra não é lá essas coisas. Com um ritmo bem dançante, a canção agitou o público e a trama. Era um hit bem conhecido dos brasileiros, depois da Dança Kuduro do cantor Latino, versão do sucesso internacional de Lucenzo. Com a proibição deste para que Latino não regravasse mais a canção, os diretores da Globo arranjaram Robson e Lino, cantores não tão conhecidos do grande público, para regravarem a música. A novela estourou no Brasil e pelo mundo.

Tecnologia do Blogger.