Globo ainda não desmontou máfia que vaza capítulos

Por: Guiga Bates, 24/05/2016
Marina Ruy Barbosa faz foto nos bastidores de 'Totalmente Demais" numa cena gravada na Lapa, no Rio de Janeiro.
"Totalmente Demais" está chegando ao fim e vazou o final da novela apesar do trabalho realizado com os atores para evitar que qualquer informação fosse divulgada antes da hora. O fato de o desfecho dos personagens já ter chegado ao conhecimento do público irritou a autora Rosane Svartmann. Segundo o jornalista Flávio Ricco, ela se sentiu “traída”. E com razão, né?

Caso Rosane mantenha o roteiro, Eliza (Marina Ruy Barbosa) deve ficar com Jonatas (Rodrigo Simas). Arthur (Fábio Assunção) vai desistir de lutar pelo amor da modelo e terá seu final feliz ao lado de Carolina (Juliana Paes), com quem começou a trama.

Quem acompanha ou é fã de séries, surta quando um infeliz dispara o chamado spoiler. É chato. As produtoras e distribuidoras fazem das tripas coração para guardar a sete chaves os desfechos da história, inclusive os momentos importantes e decisivos de cada episódio. Geralmente conseguem.

Aqui no Brasil, um sério problema de vazamentos de capítulos perdura desde que mundo é mundo. Qual é graça de assistir uma novela sabendo de tudo o que vai acontecer, fala por fala? Só brasileiro mesmo! Onde fica a emoção, a expectativa e surpresa? Não existe essa sensação nas novelas brasileiras.

Há muitos anos, existe o vazamento dos próximos capítulos das novelas da Globo, que por diversas vezes revelaram até mesmo o final das tramas. Trata-se de uma verdadeira máfia nos bastidores do canal. Inúmeros sites e revistas sobrevivem do vazamento de capítulos. Compra e venda.

Certa vez, Silvio de Abreu, atual chefão do departamento de teledramaturgia e autor, que também sofreu com vazamento do final de "Passione" (2010), afirmou. “Na verdade comprar capítulos, subornando funcionários da empresa, devia ser considerado um crime. Pelo menos é uma apropriação indébita. Canso de dizer que não tenho nada contra a imprensa, e não tenho mesmo, sei o quanto é importante para a divulgação da novela. Porém, nem tudo deve ou pode ser divulgado. E o que falta é este equilíbrio”.

A emissora tenta a todo custo desmontar o grupo "fantasma" que realiza esse tipo de negócio. Ano passado, a Globo pegou um desses "fantasmas". Mas parece que em nada adiantou. A máfia ainda rola solta, provavelmente por parte da equipe técnica que tem acesso fácil aos bastidores.

A fim de divulgar, sabendo que seu público não faz cara feia por conta das informações antecipadas, a própria Globo faz questão de publicar previamente "o básico" do que acontecerá em suas produções, quer novelas, séries e programas. Só que quando chega no final de uma trama, por exemplo, a emissora quer se fazer de difícil. Monta uma mega operação, por várias vezes sem sucesso, como no caso da atual novela das sete. Vai entender! 

Em tempo:

1. Na próxima segunda-feira, 30, será exibido o último capítulo de "Totalmente Demais", algo inédito na Globo, e a reprise que costuma acontecer aos sábados, será na terça, antes do “Vale a Pena Ver de Novo”. Os altos índices da novela fizeram com que a trama fosse estendida por mais duas semanas.

2. A grande final do folhetim trará uma outra novidade. A atriz Tatá Werneck que interpretará Fedora na próxima novela das sete, "Haja Coração", irá contracenar com personagens de "Totalmente Demais".
Tecnologia do Blogger.