Estreia de "Haja Coração" teve mais erros do que acertos

Por: Vitor Nobre, 31/05/2016
Mariana Ximenes interpreta Tancinha
Na noite desta terça-feira (31), a Globo estreou a nova novela das sete, "Haja Coração". Começando os trabalhos em um dia incomum para estreias na emissora, a substituta da bem sucedida "Totalmente Demais" teve um primeiro capítulo razoável. Nada que fisgasse o telespectador foi apresentado, o que pode ser um ponto negativo, já que "Haja Coração" tem o desafio de disputar a preferência do público com "Escrava Mãe", folhetim derivado do grande sucesso "Escrava Isaura".

A trama central não é ruim, mas o casal protagonista não convenceu. A atuação forçada de Malvino Salvador, que dá vida ao Apolo, também estava presente nesse primeiro capítulo. O papel de Mariana Ximenes também não ajuda - Tancinha é a típica mocinha barraqueira, batalhadora e honesta… Daquelas que enchem o saco. Se a mocinha vendesse cerveja na praia, seria quase uma Regina (Babilônia).

Ellen Rocche no elenco da trama é lamentável. Além da atriz não ter carisma, sua personagem pouco difere da interesseira Ludmila Santini, interpretada pela própria em "Geração Brasil" (2013). Na atual novela das sete, Ellen vive Leonora Lammar, uma ex-BBB que fará tudo pela fama. A descrição da personagem, por si só, já desanima o telespectador a acompanhar a trama.

Tatá Werneck, que interpreta a mimada Fedora Abdala, mostrou mais uma vez que é atriz de um papel só. E mesmo fadada á núcleos cômicos desde sua estreia na Globo, a atriz consegue se sair péssima com mais uma personagem. Além da má execução da personagem, que já foi interpretada por Cristina Pereira, a dicção de Tatá é horrível e torna difícil entender o que ela está dizendo.

Bruna (Fernanda Vasconcellos) e Giovanni (Jayme Matarazzo) são o casal que prometem puxar o tapete dos protagonistas. A atuação leve de Fernanda e a sintonia com Jayme foi bastante agradável, apesar de ter durado pouco.

Jayme Matarazzo traz um personagem com sede de justiça. Ele acredita que a família Abdala tem a ver com o suposto e misterioso assassinato de seu pai. Além disso, o irmão de Tancinha tem certeza que foi preso por armação dos Abdala. Já no primeiro capítulo, depois de sair da prisão, ele vai atrás de Camila (Agatha Moreira) para tirar satisfação com a fotógrafa. O personagem promete movimentar a trama nos próximos capítulos.

Em audiência e repercussão, o primeiro capítulo da novela foi muito bem e anotou 27 pontos segundo os dados prévios do Ibope. Nas redes sociais, o capítulo chegou a mais de 50 mil menções. As atrizes Cleo Pires, Fernanda Vasconcellos e Mariana Ximenes também desfilaram pelos Trending Topics.

Apesar de ter agradado, o primeiro capítulo de “Haja Coração” apresentou mais erros que acertos. Trama clichê, personagens batidos e mocinhos canastrões.

Com uma concorrente que promete não dar descanso, qualquer deslize pode afastar o público do horário. Depois de tanto esforço para reeguer a faixa, se a atual novela das sete decepcionar, “Haja Coração”.
Tecnologia do Blogger.