Record se gaba de "Os Dez Mandamentos" e Adriana Araújo vai parar em estádio de futebol

Por: Guiga Bates, 12/04/2016
Adriana Araújo no estádio do Morumbi
Nesta segunda (11) quando fiquei sabendo do novo recorde da versão cinematográfica da novela "Os Dez Mandamentos", da Record, esperei ansiosamente para ver o que o principal jornalístico da emissora iria fazer para comemorar a façanha. Dito e certo! Os bispos não perderam tempo para novamente e exaustivamente se gabarem do sucesso da produção.

O inútil "Jornal da Record" dedicou 11 minutos sobre o "fenômeno". A âncora Adriana Araújo foi escalada novamente para o papelão. Me admira uma jornalista que já foi símbolo de credibilidade se prestar a um papel desses. Quem era Adriana enquanto trabalhava na Globo! Acostumada a cobrir fatos relevantes. Hoje, na Record, ultimamente só serve para cobrir "Os Dez Mandamentos" ou outra porcaria dos bispos, tipo o Templo de Salomão. Se tornou uma jornalista puxa-saco e baba-ovo. Pagando bem, que mal tem, né? No lugar dela, se amasse minha profissão, rasgaria meu diploma diante deste vexame.

No lançamento da versão para as telonas, Adriana foi responsável, no mesmo telejornal, por uma série desnecessária sobre "a magia do cinema" em que focava apenas a produção bíblica da Record.

"O Brasil diante da tela grande...'Os Dez Mandamentos - O filme', comoveu... fez história", começa a jornalista com um texto pobre, numa matéria com ar de mini-documentário, na edição desta segunda do JR.

Adriana saiu do estúdio. Foi vista dentro de um cinema, foi parar no estádio do Morumbi (SP) afim de explicar ou desenhar para o telespectador o alcance do filme nos cinemas. Pasmem! Subiu no topo de um prédio situado na capital paulista para comparar o número de espectadores com o número de habitantes de São Paulo. Em outro momento, a jornalista apareceu num estúdio acompanhada de gráficos com efeito chroma key.





Os próximos 8 minutos da matéria foi mais do mesmo. Adriana requentou tudo de novo. Tudo aquilo que o público viu nos últimos meses relacionado a gabança da Record. Críticos de cinema exaltaram a produção. 

Maior absurdo: deram a entender que o "fenômeno" originalmente é um filme, quando na verdade se trata de um compacto produzido em cima da hora, de uma novela cheia de barriga. 

"A receita desse sucesso é um pouco diferente dos campeões anteriores (Tropa de Elite e Dona Flor)... com efeitos especiais de primeira, a magia do cinema recriou o Egito antigo.", disse a jornalista. Como assim, a magia do cinema, gente? O Egito não foi reproduzido num set de novela? Egito entre aspas, né? O cenário físico era bem limitado e de quinta.

"Eu fico orgulhoso de que com 'Os Dez Mandamentos', nós temos no hall para efeitos especiais", disse um cineasta. Oi? A Record tem domínio da tecnologia ou precisou ir para os EUA? Coitado de um dos maiores críticos de cinema do país, Rubens Evaldo Filho foi obrigado a concordar.

"'Os Dez mandamentos - O Filme' ajudou a formar uma unidade de cinema na Record... então ...vem novidade por aí, produções inéditas, além de lançamentos internacionais.... 'Os Dez Mandamentos - O Filme' pode ser o primeiro passo para a nova caminhada para o cinema nacional." , concluiu Adriana Araújo.

Você duvida de que a segunda temporada da novela e outras produções também se transformarão em filme? Saí mais barato, né?

Em tempo:


A versão para os cinemas alcançou os 11,2 milhões de espectadores e ultrapassou o filme "Tropa de Elite", até então no topo do ranking. Com isso, "Os Dez Mandamentos" se tornou o maior sucesso da história do cinema brasileiro.

Será que estes 11,2 milhões invadiram os cinemas? Não é o que o "Folha de São Paulo" diz. Segundo a publicação, houve uma multiplicação ou milagre dos ingressos. Sessões oficialmente lotadas ostentavam poltronas vazias. Boatos de que igrejas e pastores compraram lotes de ingressos de uma só vez.

Em tempo 2:

Enquanto escrevia esta matéria na manhã desta terça (12), a Record reprisou a reportagem da Adriana Araújo no "Fala Brasil" e "Hoje em Dia". Provavelmente passou no "Balanço Geral", do Bacci e com certeza será reprisada ao longo do dia e da semana.
Tecnologia do Blogger.