A Record errou quando insistiu na segunda temporada de "Os Dez Mandamentos"?

Por: Guiga Bates, 25/04/2016

Para responder a esta pergunta, não vamos focar na trama, por que tá mais do que provado o quão ruim ela é. Foquemos nos números!

A segunda fase de "Os Dez Mandamentos" completou três semanas no ar e os índices do Ibope não são nada agradáveis. A novela está acima da meta estipulada que é de 13 pontos e os quinze primeiros capítulos tem média superior em comparação aos quinze da primeira temporada. Mas isso é suficiente?

Seguindo a lógica, é o seguinte: "Os Dez Mandamentos" concluiu sua primeira fase no ano passado com um público, digamos consolidado, acima dos 20 pontos. Precisamente 24 pontos na penúltima semana e 20 na última. Maravilha! Esses pontões seriam devido ao fogo dos últimos capítulos? Nem tanto. Durante as últimas oitos semanas, a novela cravou média de 21 pontos. A segunda fase deveria trazer de volta uma bela fatia deste público.

E não é o que aconteceu. Neste mês, a nova fase marcou 16,2 pontos na primeira semana e 14,6 na segunda. A média da terceira semana despencou para 13,6. Trocando em miúdos, uma perda de 33% no número de telespectadores. A média geral destas três primeiras semanas está nos 14,8. É queda! Para os padrões da emissora, 15 pontos no horário nobre é muito fora da Globo. Porém, levando em conta o que a Record já conseguiu ano passado...

Para uma saga/novela que, segundo a Record que gosta de esfregar na cara, é "campeã de audiência" e que chegou a "parar o Brasil" na telinha e telona, está devendo. Comparando, pausou com 22,5 pontos nas três últimas semanas da primeira fase e na mesma quantidade de capítulos, iniciou a nova fase capengando nos 14,8 descendo a ladeira. Um futuro fracasso em relação a temporada anterior.

É cedo para tirar tal conclusão? Pelas projeções atuais, não. Sobre o público, pode circular em tudo quanto é lugar, você vai encontrar um mar de gente, crítica e público, reclamando de que a nova fase não tem a mesma força da primeira. A Record que se cuide! Se esta segunda temporada continuar do jeito que está, sofrendo rejeição do público e perdendo números, o que será de "A Terra Prometida"?

Esse negócio de continuar uma novela baseada no sucesso da original, nunca deu certo na emissora. "Mutantes" e "Rebeldes" estão aí para comprovar o resultado do oportunismo. "A Terra Prometida" não passa de uma sequência.

 A Record errou quando insistiu na segunda temporada de "Os Dez Mandamentos"? Até aqui, ao que tudo indica e baseando-se em números, a resposta é sim! 
Tecnologia do Blogger.