“Velho Chico” x “Os Dez Mandamentos 2”, quem vencerá essa disputa?

Por: Ton Estevão, 07/03/2016


“Velho Chico” nova novela das 21h da Globo e a continuação da saga “Os Dez Mandamentos” da Record, travarão uma das disputas mais aguardadas da TV aberta em 2016.

Ano passado a trama bíblica da Record desestabilizou o principal horário de novelas da Globo ao vencer “A Regra do Jogo” em diversas ocasiões.

O cenário agora é bem diferente. A trama global em suas últimas semanas tem marcado números próximos de 40 pontos na audiência e irá entregar o horário em alta para “Velho Chico”, bem diferente de 2015 quando Babilônia entregou a faixa em crise para novela do João Emanuel Carneiro.

A faixa que vai ser ocupada pela novela da Record também vive bons momentos, a reprise de “José do Egito” tem marcado excelentes 14 pontos na audiência, mas ainda caberá à ”Sansão e Dalila”, substituta de “José”, manter esses números até que comece a segunda fase de “Os Dez Mandamentos”.

A Globo sai na frente nessa disputa ao estrear sua novela antes da concorrente. “Velho Chico” começa na segunda (14), e a trama da Record apenas em abril. A Globo não quer cometer o mesmo erro de 2015, quando estreou "A Regra de Jogo" no tempo em que a trama bíblica da Record já embalada na audiência.

“Velho Chico” tem surpreendido nas chamadas, mas ainda é uma incógnita. Depois de muito tempo a Globo volta a apostar em uma história rural para seu principal horário de novelas. Benedito Ruy Barbosa não escrevia para o horário das 21h desde a mal sucedida novela “Esperança” (2002), que pelos padrões da época foi considerada um fracasso.

Apesar dos recentes sucessos da reprise de “O Rei do Gado” e da novela das 18h, “Eta Mundo Bom”, ninguém sabe qual será a reação do público do horário depois de tanto tempo assistindo exclusivamente novelas urbanas. Apesar das reclamações dos temas repetitivos nas novelas, apostar em algo novo, ou velho, é sempre um risco. Existe também o receio das tramas devagar, quase parando, do autor Benedito Ruy Barbosa não agradar.

Na Record “Os Dez Mandamentos” não irá contar com o seu maior trunfo da primeira fase, as dez pragas e a abertura do Mar Vermelho. O texto fraco de Vivian de Oliveira foi um dos pontos negativos da trama e a autora precisará ter alguma carta na manga para o telespectador não trocar o deserto do Sinai pelo deserto do sertão nordestino de “Velho Chico”.

A responsabilidade da autora é grande pois precisa repetir o sucesso da primeira fase da novela e entregar em alta para sua substituta. A novela será uma ponte entre a história contada no ano passado e a novela “Terra Prometida”, se o público rejeitar a saga de Moisés e dos hebreus no deserto, poderá também não querer acompanhar a continuação da história na próxima novela.

A briga vai ser boa, e o telespectador assistirá de camarote essa disputa.

Enquanto a Record quer voltar a liderar na audiência com o retorno da sua novela de maior sucesso até hoje, a Globo espera espantar de vez o fantasma da baixa audiência que assombrou as novelas “Babilônias” e “A Regra do Jogo” em 2015.

Quem irá vencer, “Velho Chico’ ou “Os Dez Mandamentos”? Qual novela você irá assistir? Comente abaixo no Disqus!
Tecnologia do Blogger.