Seis temas inesquecíveis de abertura das novelas Globais

Por: Guiga Bates, 28/02/2016

Numa época não tão distante quando a Globo produzia verdadeiros novelões, era tradição o público esperar pela abertura da novela, um verdadeiro show à parte, sempre acompanhados de lindas e empolgantes músicas. Se você é das antigas, ou nem tanto, certamente se arrepiará e sentirá um efeito nostálgico ao ouvir grande temas das novelas Globais.

Confira a seguir seis temas inesquecíveis de abertura e viaje no tempo, bons tempos:

1. Tormento d’Amore, tema de abertura da novela Terra Nostra (1999), composto por Marcelo Barbosa – filho de Benedito Ruy Barbosa –, cantada por Agnaldo Rayol e Charlotte Church. Impossível não se arrepiar e lembrar da mega produção sobre a saga italiana.



2. O tema de abertura da novela de O Clone (2001), Sob o Sol, foi composto pelo Sagrado Coração da Terra e interpretado pela cantora Malu Ayres. A fusão do estilo sinfônico com o universo islâmico musical tradicional e elementos pop é de fazer chorar. Destaque para o músico Marcus Viana que fez um excelente trabalho na novela.



3. O tema de abertura de Esperança (2002), composto por Marcelo Barbosa (novamente o filho de Benedito Ruy Barbosa), Luiz Schiavon e Nil Bernardes, ganhou versões nos quatro idiomas falados pelos imigrantes da trama. Na primeira semana de exibição da novela, a música-tema foi cantada em italiano (por Laura Pausini); nas semanas seguintes, em hebraico (por Gilbert), espanhol (por Alejandro Sanz) e português (por Fama Coral). O nome da música leva o nome da novela. Simplesmente linda!



4. Interpretada pela Orquestra da Terra, a canção Rei do Gado (1996) ficou gravada na nossa memória. Basta ouvir os primeiros acordes e nos lembramos instantaneamente da novela de Benedito Ruy Barbosa.



5. O grande sucesso de Ivani Ribeiro Mulheres de Areia (1993), carregava na abertura o embalo de Sexy Yemanjá, interpretado por Pepeu Gomes. Só de ouvir as primeiras notas do violão, bate a saudade.



6. A música Tieta do cantor de axé Luiz Caldas foi o tema de abertura da novela Tieta (1989), um grande sucesso da Globo na adaptação da obra literária de Jorge Amado. A novela teve a música como um de seus símbolos. Hora de dançar!



Parte 02, em breve!

Curtiu? Comente abaixo no Disqus!
Tecnologia do Blogger.